Apresentação

Nas obras de preservação e reabilitação de edifícios uma das grandes dificuldades sentidas é a falta de informação e a carência de formações educativas que possibilitem a aquisição de conhecimentos e experiência prática para se saber atuar com competência.

Em todo o nosso património, incluindo vilas e cidades, sempre foram utilizadas cores naturais para a pintura dos seus edifícios. Porém, hoje em dia, as suas cores estão a ser substituídas por cópias mais marcantes, lisas de grandes multinacionais. E pior, estão a perder-se as cores. 

É segunda esta perspetiva que a oficina teórico-prática sobre cores naturais, organizada por Aldeias de Pedra, Construções, vem contribuir para a recuperação e formulação de tintas com cores naturais históricas, tendo por objetivo dotar o participante de conhecimento e competência para saber trabalhar os diferentes tipos de cores/pigmentos naturais e tintas e aplicá-las adequadamente, em contexto de obra. 

Tinta a óleo, pasta de farinha, temperos de ovo, caseína e cola, silicato e cal. Sem aditivos ou conservantes à base de petróleo.

A oficina é direcionada a profissionais da área de construção civil e arquitetura natural.


HORÁRIO

18 e 19 Junho de 2021

9 : 00 h  -  18 : 30 h


LOCALIZAÇÃO

Rua da Portela, Adega

2590-285 Sobral de Monte Agraço

Coordenadas: 39º00'26.0''N 9º08'01.1''W


FORMADORES

Luís Prieto. Mestre em estuque, neto de farmacêuticos, artesão e professor em diversos Mestrados Nacionais e Internacionais de Conservação e Restauração do Património. 

www.artesdelascalesylosyesos.wordpress.com


Mónica Bujalance. Arquiteta especializada em Construção Artesanal.

www.arquitecturaartesanal.wordpress.com